Quem sou eu

Com uns bons anos de vida, fazer um resumo de quem sou se torna uma questão complexa. Então coloco aqui algumas perspectivas de mim, e você pode construir sua primeira imagem. Para começar, perguntei para algumas pessoas que encontrei em 2020, nesse novo mundo virtual, qual a percepção que tinham de mim. Afinal, acredito que somos o resultado de como nos reconhecemos e como nos expressamos no mundo.

 

O que elas me disseram:

 

Que tenho um olhar para a vida que vai muito além das meras realizações externas que se possa ter.

Que expresso sensibilidade e perspicácia em comentários que desvelam sentimentos que as pessoas nem sabiam que estavam lá.

E que coloco minhas formações a serviço do outro a partir da minha própria experiência de vida.

 

Agora contando com mais detalhes, nasci e cresci no estado de São Paulo, cursei Psicologia na USP de Ribeirão Preto, Psicodrama na SOPSP e me especializei em Recursos Humanos, além de atuar em várias empresas importantes até que, em certo momento, me tornei uma Aconselhadora Biográfica. Estaria feita a minha apresentação. Mas como em todas as vidas, é possível extrair desta simples biografia uma história plena de significados que vão muito além de fatos, lugares e instituições. Vejamos.

 

Cresci numa fazenda de café da minha família materna, imigrantes alemães. De outro lado, meu pai era descendente de franceses. Ou seja: tenho raízes multiculturais, com fortes influências europeias, vivendo numa casa em que se falava no mínimo dois idiomas e onde as conversas sobre questões políticas, culturais e filosóficas faziam parte dos cardápios.

 

Já formada em Psicologia, vivi um tempo na Itália onde me casei. Deste casamento tenho uma filha. De volta ao Brasil, orientei minha trajetória para o mundo corporativo, atuando como consultora de desenvolvimento organizacional e coach. Atendi, entre outras, empresas como a ABN AMRO BANK, BRADESCO, BANCO PANAMERICANO, GRUPO ACCOR, SADIA S/A, CAMARGO CORREA CIMENTOS, PETROBRÁS, PLAYCENTER, RHODIA, SERPRO, ULTRAGAZ e COMGÁS.

Em 2003, vivenciei o processo biográfico criado pela dra. Gudrun Buckhardt, e pude integrar todos os eventos da minha história, ampliando minha consciência do caminho percorrido. A experiência de olhar para mim e de usar a arte como veículo de auto percepção e transformação pessoal, me fizeram abraçar este trabalho, fazendo então a formação pela ELEB – Escola Livre de Estudos Biográficos/SP. 

Na sequência, cursei Especialização em Artes Visuais, pelo Emerson College (Inglaterra, 2013) e obtive habilitação como Terapeuta Artística Transpessoal, pela Tobias School of Art & Therapy (Inglaterra, 2016). Nessas muitas andanças, desde cedo fui reforçando o gosto por conhecer outras culturas, adoro viajar e fazer amigos, e me vejo fazendo parte de um mundo em que a diversidade dá o tom da convivência e da paz. 

Devo acrescentar que também a prática da meditação é parte integrante do meu cotidiano. Sei que aqui não está toda a minha expressão, mas sem dúvida está a minha busca.

RESUMO:

Formações:

 

  • Bacharel em Psicologia – Universidade de São Paulo- Campus de Ribeirão Preto -1974

  • Psicodrama - Sociedade de Psicodrama de SP - 1996

  • Aconselhamento Biográfico – Escola livre de Estudos Biográficos – 2008

  • Constelações Familiares - Instituto de Filosofia Prática Peter Spelter - 2007

  • PNL fenomenológica – Instituto de Filosofia Prática Peter Spelter – 2010

  • Especialização em Artes Visuais – Emerson College - Inglaterra - 2013 

  • Terapia Artística Transpessoal – Tobias School of Art & Therapy - Inglaterra – 2016                    

 

Associações: 

  • CRP – SP (Conselho Regional de Psicologia/SP) - registro 06/3742

  • ABAB - Associação Brasileira de Aconselhadores Biográficos

  • BACP - Associação Britânica de Aconselhadores e Psicoterapeutas – registro nº 385435

Foto-ELisa-1.JPG